quarta-feira, 18 de maio de 2011

Terapeuta da Fala



Eu odeio que as pessoas estejam sempre a dar palpites sobre o facto do F. ainda não falar com todo o vocabulário... Detesto que estejam sempre a sugerir que o leve ao terapeuta da fala.... Mas porquê? Será que não percebem que cada criança tem o seu tempo.... 
O F. percebe tudo perfeitamente, conhece todos os conceitos que envolvem o seu meio familiar e social, ouve melhor ainda, atende a todos os nossos pedidos e também se expressa dentro da normalidade.... Claro que ainda não diz todos os conceitos, mas sabe o que são e como obtê-los quando necessário. 
Já diz muitas palavrinhas, umas percebem-se melhor que outras mas isso não é um problema. As pessoas são mesmo complicadas e gostam de complicar a vida dos outros. 
Eu não me importo que opinem, porém quando são assuntos que estão dentro da minha área de formação e sobre os quais tenho total conhecimento, não gosto que venham para cá mandar postas de pescada, principalmente quando o objectivo é dar trabalho às más línguas. 
O pior é que são as mesmas pessoas que opinaram quando ele tinha apenas um aninho de idade e ainda não andava.... "leva o menino ao pediatra, que é estranho ainda não andar", "o meu A. começou andar ainda não tinha um ano..."   PARABÉNS!!! Também eu comecei a andar com nove meses.... E daí? Cada criança tem o seu próprio ritmo... Falei com o pediatra e ele disse-me a mesma coisa, que não é bom forçar a criança, nem demonstrar medos e angústias e que quando for tempo a criança começará, naquele caso a andar, falar, deixar o biberão, a chucha, as fraldas.... etc. 
O F. começou a andar aos 15 meses, simplesmente se desceu do sofá e começou a andar, ninguém lhe pediu!
E com o falar vai ser a mesma coisa... qualquer dia sem ninguém o chatear solta a língua por completo... e aí vou ensinar-lhe a palavra "bruxas" para quando ele ver essas pessoas lhes dizer! lol Estou brincando!
Todos os dias ele diz uma palavra ou expressão nova. A última dele foi a "fúúú quedo", que se traduz por "fú credo", graças ao pai na última muda de fralda! lol

Há gente que não tem mesmo nada para fazer.... Irrraaa!

Bejufas

Sem comentários: