quinta-feira, 7 de julho de 2011

Hoje os meus olhos...


voltaram a brilhar por breves instantes... 
Porquê? 
Simplesmente porque me relembrei de como é bom fazermos aquilo que gostamos. 

Hoje fui finalmente visitar e inscrever o F. no infantário que vos tinha falado. Adorei o espaço, enorme, cheio de luz, cores alegres, confortável, moderno e com brinquedos seguros e adequados à idade dele. Gostámos muito. Agora é só esperar, mas temos quase a certeza que entra. Ele foi connosco e gostou de tudo. Acho que por vontade dele ficava logo lá.:)

Depois de sairmos de lá, aproveitei e fui visitar a instituição de idosos onde eu trabalhei e que ficava ali perto. Há cinco anos que não ia lá... Sei que foi muito tempo, sei que para aquelas pessoas foi como um abandono, mas eu não consegui regressar antes...

Foram 9 meses de muitos afectos, de muitas ligações, de muitas partilhas, de muitas perdas, mas também de muitos sucessos... Os idosos dão-nos tanto! É triste que estas novas gerações não lhes dêem o devido valor!

Todavia, foi um trabalho que me consumiu muito psicológica e emocionalmente.... não os velhinhos, pois esses sempre foram maravilhosos... mas sim, a equipa técnica que geria e continua a gerir a instituição... não valorizavam o meu trabalho, gozavam, mas pior, não respeitavam os sentimentos e os valores daqueles idosos. 

Hoje penso que talvez tenha sido cobarde e não tenha tido tomates suficientes para enfrentar toda aquela gente mesquinha.... Mas pensando melhor e relembrando todos os pormenores da situação que vivi, eu sei que fiz tudo o que podia fazer...

E quando lá entrei hoje, foi praticamente a desafiar-me, pois eu tinha que conseguir.... E não é que tive uma recepção tão boa dos meus velhinhos, daqueles que ainda se conseguiam lembrar de mim..... Ficaram tão contentes de me ver e eu tão feliz de os ver também :) Os seus olhos brilhavam e só me perguntavam se eu tinha voltado? Que tinham saudades minhas! Foi tão bom vê-los... Infelizmente nestes cinco anos muitos já partiram.... e alguns pelos quais eu tinha uma particular afeição. E por isso também fiquei um bocadinho triste. Até as auxiliares se lembravam de mim e vieram logo ter comigo... cheias de curiosidade.

De uma coisa tenho a certeza, depois de ver todas aquelas carinhas larocas e de sentir que continuam a viver num mundo vazio de emoções, alegrias e esperança, deu-me vontade de voltar e de lutar para que sejam felizes... Apetece-me fazer a mudança, dar o salto e agarrar o toiro pelos cornos....

Algo me diz que agora seria capaz... acho que maternidade deu-me a maturidade que naquela altura não tinha...

Contudo foi o M. que me despertou para verdadeira essência do momento, quando ao chegar ao carro se virou para mim e me disse: "Tu gostas mesmo disto, não gostas? Os teus olhos estão e brilhar!":)

E é verdade, o meu grande sonho é mesmo trabalhar com o meus velhinhos e poder proporcionar-lhes muitas alegrias, vivências e sentido de utilidade até aos seus últimos dias...

Acho que hoje algo mudou na minha vida... Os próximos tempos o dirão! :)

Bejufas

Sem comentários: