domingo, 4 de setembro de 2011

Textos que adoro #1

Livre Pensar
Despedida de Gabriel Garcia Marques


"Se, por um instante, Deus se esquecesse de que sou uma
marionete de trapo e me presenteasse com um pedaço de vida, possivelmente não diria tudo o que penso, mas, certamente,
pensaria tudo o que digo.

Daria valor às coisas, não pelo que valem, mas pelo que significam.

Dormiria pouco, sonharia mais, pois sei que a cada minuto que
fechamos os olhos, perdemos sessenta segundos de luz.

Andaria quando os demais parassem,
acordaria quando os outros dormem.

Escutaria quando os outros falassem
e gozaria um bom sorvete de chocolate.

Se Deus me presenteasse com um pedaço de vida,
vestiria simplesmente, me jogaria de bruços no solo,
deixando a descoberto não apenas meu corpo,
como minha alma.

Deus meu, se eu tivesse um coração,
escreveria meu ódio sobre o gelo
e esperaria que o sol saísse.

Pintaria com um sonho de Van Gogh sobre estrelas
um poema de Mário Benedetti e uma canção de Serrat
seria a serenata que ofereceria à Lua.

Regaria as rosas com minhas lágrimas para sentir a dor
dos espinhos e o encarnado beijo de suas pétalas.

Deus meu, se eu tivesse um pedaço de vida.

Não deixaria passar um só dia sem dizer
às gentes - te amo, te amo.
Convenceria cada mulher e cada homem que são os meus favoritos
e viveria enamorado do amor.

Aos homens, lhes provaria como estão enganados
ao pensar que deixam de se apaixonar quando envelhecem,
sem saber que envelhecem quando deixam de se apaixonar.

A uma criança, lhe daria asas, mas deixaria que...
... aprendesse a voar sozinha.

Aos velhos ensinaria que a morte não chega com a velhice,
... mas com o esquecimento.

Tantas coisas aprendi com vocês, os homens...

Aprendi que todo mundo quer viver no cimo da montanha,
sem saber que a verdadeira felicidade está na forma
de subir a escarpa.

Aprendi que quando um recém-nascido aperta
com sua pequena mão pela primeira vez o dedo de seu pai,
o tem prisioneiro para sempre.

Aprendi que um homem só tem o direito de olhar
um outro de cima para baixo para ajudá-lo a levantar-se.

São tantas as coisas que pude aprender com vocês, mas,
finalmente, não poderão servir muito porque quando me olharem dentro dessa maleta, ... infelizmente estarei morrendo."

Sem comentários: