sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Outubro Rosa

Sei que já vamos a meio do mês, mas nunca é tarde demais para divulgar a luta contra uma problemática que nos dias de hoje ainda afecta e mata muitas mulheres por ano (e homens também): o Cancro de Mama. 
O Outubro Rosa é um movimento popular conhecido e comemorado em todo o mundo. O nome advém da cor do laço que simboliza mundialmente a luta contra o Cancro da Mama. Este é um movimento que apela à participação da população, das empresas e das diversas entidades (públicas ou privadas), na luta pela divulgação e prevenção desta problemática. 
Iniciou-se nos Estados Unidos, nos anos 90, quando o laço cor-de-rosa foi lançado pela fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, em N.Y. e que ainda hoje se realiza.
Este é um mês dedicado a fomentar acções voltadas para prevenção do cancro da mama. É fundamental sensibilizar e estimular toda a população para a importância do rastreio preventivo e por um diagnóstico precoce. São muitas as actividades que se organizam durante todo este mês e onde todos nós podemos participar, contribuir e divulgar, nomeadamente, corridas, passeios, desfiles de doentes com cancro de mama, jantares, entre outros.
Outra forma de comemorar e divulgar esta iniciativa é a iluminação de alguns monumentos, ou organismos públicos. Creio que em Portugal nunca se fez nada deste género, porém acho que ficaria muito giro ver a nossa Torre de Belém rosinha:)
O Outubro Rosa consegui assim abraçar o mundo, motivando e estimulando todos os povos em torno desta causa tão nobre.

São Paulo, Brasil, 2002

Rio de Janeiro, Brasil, 2008
Outros monumentos do mundo!

Sem comentários: