quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Sem chupa!


Faz hoje um mês que o F. dorme sem chupa. 
Depois da fralda em Junho, resolvemos começar a preparar o desmame da chupa, pois os dentes começavam a sofrer com isso. Embora nunca usasse a chupa quando estava na escolinha ou quando saímos, quando estava em casa, a chupa era a sua companheira no "combate" às ansiedades, angústias, birras, sono... Era a sua grande amiga:)
Decidimos então que o Pai Natal levaria as chupas, para entregar aos bebés que não tinham nenhumas. Fomos falando com o F., explicando-lhe que ele já era um menino grande, que já não precisava de chupa, que haviam bebés que não tinham nenhumas e se ele se importaria de dar as dele ao Pai Natal. 
Numa primeira fase dizia que não, que era bebé, que queria a chupa. 
Na segunda-fase já não se importava muito, pois o Pai Natal ia ficar muito contente com ele e assim ia receber muitas prendinhas (mas às vezes ainda parecia desconfiar da veracidade de toda esta história).
Contudo tudo mudou aquando a última consulta com o pediatra, quando ao entrar no gabinete do doutor (com chupa), este lhe diz "Então F. com a chupa ainda? Não a vais entregar ao Pai Natal este ano?!". A expressão da cara do F. foi única... com os olhos arregalados, surpreso, olhou para nós com aquela cara tipo "olha afinal eles não estavam a brincar...é mesmo a sério" lol 
A ajuda inocente do Dr. foi preciosa, pois a partir daí tudo decorreu dentro da normalidade, falávamos sobre o assunto, preparávamos o momento e ele foi-se habituando à ideia.
Na véspera Natal correu tudo bem, pelo segundo ano consecutivo, "por volta meia-noite saímos todos da sala, pois ouvimos os sinos das renas a tocar, deixámos somente as luzes da Árvore de Natal acesas e ficámos à espreita pela brecha da porta... o Pai Natal entrou pela janela, comeu uma fatia de bolo e fez-se anunciar com o seu tão conhecido Oh,Oh, Oh. 
O F. ficou fascinado com a magia daquele momento. Nada paga a alegria daquele minutos em que ele viu o Pai Natal. 
Essa foi a última noite em que dormiu com a sua amiga chupa, pois no dia a seguir, ao ver e ao abrir todas as prendas, deixou-a em cima da mesa e nunca mais a vimos... assim se cumpriu a magia do Natal.
Desde aí nunca mais pediu chupa, por vezes fala dela, principalmente quando está mais ansioso, tristinho, mas rapidamente se esquece. A adaptação aos sonos foi fácil e rápida, visto na escolinha não dormir com chupa. 
Neste momento preparamos o desmame do biberão. Ele nem se lembra do biberão se o leite for de pacote, porém como não gosto de dar-lhe muito deste tipo de leite... estamos a treinar o uso do copo com a palhinha. 
É preciso é ter calma e respeitar sempre o tempo da criança. Elas são sábias:)


Sem comentários: