quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Romances de Adolescente


Não vos vou falar das paixões avassaladoras, mágicas e quase destrutivas da adolescência, mas sim dos romances que me lembro de ler quando era miúda.
Quando eu e a minha irmã éramos miúdas (eu mais que ela...) costumávamos passar os três meses de Verão num apartamento junto à praia, que os meus pais alugavam todos os anos. Assim que a escola acabava era a loucura total, arrumávamos tudo e mudávamos para a praia, até faltar 2 semanas para a escola recomeçar.
Eram dias inteiros de praia, sabia tão bem acordar e adormecer com  o bater das ondas e o cheiro da maresia. Como era uma zona bastante turística, as noites eram animadas, pelo menos pareciam, pois com a nossa idade o nosso campo de diversão nocturna resumia-se às geladarias e às esplanadas de praia. Mas como haviam sempre imensas pessoas na rua não nos fazia muita diferença.
Durante as horas que não íamos à praia, a minha mãe punha-nos a ler ou fazer os trabalhos de casa. E desses tempos lembro-me (e ainda os tenho comigo) de alguns dos livros que a minha mãe comprava para nós. Eu tinha direito aos livrinhos habituais de criança, mas a minha irmã (adolescente) tinha direito as uns livros muito mais giros, com umas capas muito mais interessantes, com muitas páginas (lol com aquela idade 70 ou 80 páginas era muito), que ela costumava devorar em poucos dias ou horas...
Eu fiquei sempre muito curiosa sobre as histórias daqueles pequenos livros... até que cheguei à adolescência e a minha irmã mos "cedeu" para ler... lol (sim porque os livros que a minha irmã lia naquela altura já eram outros, lol esses pareciam autênticas enciclopédias lol).
E foi assim que li os meus primeiros romances-novela :)
Depois veio a colecção toda da Patrícia, da Nancy (também da mana) e depois cheguei às "enciclopédias" como a minha irmã. E hoje gosto muito de ler, não tanto como a minha irmã, que é a detentora da biblioteca familiar lol, mas gosto de ler aqueles livros que me chamam a atenção ou então que ela me aconselha a ler.

Mas o engraçado é que mesmo depois de entrarmos no "modo adulto", de vez em quando ainda vamos espreitar os pequenos romances de bolso, nem que seja para nos rirmos um bocadinho daquelas histórias de amor "mirabulantes":) lol

P.S. Apesar de achar estes livros engraçados, tenho medo, muito medo, do que eles são capazes de fazer àquelas mulheres com cabecinhas mais "ocas"...  


Sem comentários: