segunda-feira, 23 de abril de 2012

Birrice


O F. hoje não foi à escola... 
Armou-nos uma birra descomunal... nem dá para explicar... parecia que tinha o "diabo" no corpo....
Eram gritos, choro, pontapés.... 
Não conseguimos controlá-lo... nem a bem, nem a mal...
Até palmadas apanhou... não podíamos permitir que andasse aos socos e aos pontapés...
Só gritava que não queria ir à escola, que a escola não "peta"... e por aí adiante...
Há muito tempo que não nos fazia uma destas... não sei o que pode ter despoletado tal reacção... 
Como não tivemos coragem de levá-lo para a escola de pijama, como também não o quisemos magoar (porque só o agarrando com muita força o conseguiríamos vestir) e como não considerámos que "comprá-lo" com alguma coisa, para o convencer ir à escola, fosse o mais correcto...
Decidimos que ficaria em casa de castigo... sem ter acesso à televisão, à Playstation e ao PC. Hoje não há desenhos animados, jogos, nem filmes do Toy Story, nem Homem-Aranha.
Primeiro ficou na cama, a amuar, depois com desculpas como xixi e cócó, lá se levantou....
Ele sabe que fez mal, que errou, pois anda atrás de mim a querer comprar-me com sorrisos e piadas....
Eu mantenho a minha cara séria e reafirmo a minha posição... "A mãe gosta muito de ti, mas está triste por te teres portado tão mal"
Ele pede desculpa... e sinto que devo falar com ele.... pergunto-lhe porque não gosta da escola, se alguém lhe faz mal, se não gosta de brincar com os amiguinhos e de aprender coisas novas?
Faz "olhinhos de cachorrinho" e diz que gosta da escola, de brincar, de aprender coisas, dos colegas, das educadoras... e que amanhã vai à escola.
E pronto... amanhã vai à escola mesmo, nem que vá de pijama. O castigo mantêm-se. E ele distrai-se a brincar sozinho e jogar o seu charme para cima a ver se me amolece o coração.
Eu continuo a pensar onde errei, o que fiz de mal, onde falhei? Será que o devia de ter colocado mais cedo na escola? Será que devia ter esperado pela pré-escola e só aí colocá-lo? Não sei o que pensar. É tão mais fácil dizer e opinar sobre o que é mais correcto fazer, mas na prática tudo se complica. Ser mãe e educar são tarefas difíceis, principalmente quando o coração nos dói por termos de os magoar para os ensinar.
Assim começou o meu dia...

Sem comentários: