segunda-feira, 18 de junho de 2012

Cada macaco no seu galho...


Eu vou explicar devagarinho para ver se todos entendem...

"Ser psicóloga não significa ser amiga" e "Ser amiga não significa ser psicóloga"

Odeio, ou melhor, não gosto que as pessoas se aproximem de mim, por causa da minha profissão. Que se intitulem minhas amigas para usufruírem de apoios e acompanhamentos gratuitos. A vida custa a todos e todos precisamos de comer!
Eu não me importo de ajudar e quem me conhece sabe que sempre fiz voluntariado e normalmente se vejo alguém que precisa e não tem meios económicos para me pagar, eu não cobro nada pela consulta, nem pelo consequente acompanhamento. 
Nunca recusei ninguém por não ter possibilidades de pagar. Até porque é engraçado, que, quem respeita o trabalho dos outros e o valoriza, arranja sempre uma forma de retribuir, nem que seja em géneros. Eu tive casos de pessoas que me deram bolos, hortaliças, vasos de ervas aromáticas, fruta, rebuçados, folhas com poemas, desenhos.... Coisas que possuíam e que trocavam pelos meus serviços. 
Agora pessoas que se aproximam de nós, marcam x nº de consultas e depois "quando entram para a família" dizem que agora como são nossas "amigas" vão ligando quando precisarem... Vão-se lixar!!  
É preciso ter uma paciência de santa para ouvir estas coisas, acreditem!!  E o pior é quando dizem "à boca cheia", que não abdicam de gastar dinheiro para viagens e saídas à noite. 
Por isso a partir da agora acabou-se!! 

Eu sou muito amiga do meu amigo e não me importo nada de ajudar quem precisa, porém também gosto muito que valorizem, respeitem aquilo que faço e que não julguem aquilo que sou por causa da minha profissão. Não imaginam como fico irritada quando oiço frases como "lá está a psicóloga a falar", "nem parece bem uma psicóloga fazer isto ou aquilo", "lá vens tu e as tretas da psicologia" e muitas outras....
Até porque ser-se psicóloga é tão importante como ser-se cabeleireira ou esteticista. Contudo, o mal de muita gente é que em vez de tratar primeiro da alma para se sentir bonito e bem, primeiro trata a imagem, para esconder a baixa auto-estima e o sofrimento.
Mas pronto,  cada um sabe das suas prioridades!
Ahhh e para os psicólogos não existem pessoas malucas, mas sim PESSOAS que em algum momento da sua vida precisam de falar em voz alta para se conseguirem ouvir. 

1 comentário:

nos"entas!!!! ( e feliz) disse...

APOIADA!!!
Não sabia a tua profissão mas acho que é de louvar.
Pareces levar a tua profissao a serio e com amor...
Não há muitos assim..
Acho que fazes bem de aproveitadores está o pais cheio, mas deviam ter vergonha na cara.
Bjokas