segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Os animais não são brinquedos!


"Apetece-me ter um animal de estimação."
"Olhem só a fofura que é este bichinho, vou ficar com ele." 
"Tão pequeno e indefeso, vou levá-lo para casa."
"O X. tem um cão/gato que é um amor, estou a pensar arranjar um também."
"Sinto-me tão sozinha/o que vou arranjar um animal para me fazer companhia."
"Vou arranjar um amigo de quatro patas ao meu filho para ele ter com quem brincar."

Vocês nem imaginam o quanto me incomodam algumas das razões que levam as pessoas adoptar um animal de estimação. São autênticos caprichos de egos isentos de qualquer tipo responsabilidade. Não se adopta um animal só porque se quer ou lhe apetece, ou porque são fofos, ou porque são pequeninos, ou porque fulano tal também arranjou um, ou por se sentem sozinhos, ou porque o filho faz uma birra, ou porque querem dar um brinquedo novo ao filho, ou porque aquele que se tem esta velho e sem piada (...) 
Um animal não é uma coisa e muito menos um brinquedo, com o qual se brinca e se dá, ou se abandona quando já não interessa. 
Adoptar um animal é um acto de amor, logo implica compromisso, responsabilidade, lealdade, amizade! 
Dão-me nojo, sim nojo, pessoas que dão ou abandonam animais só porque arranjam companheiros que não gostam de animais, ou porque engravidam e têm medo que o animal faça mal à pobre da criancinha, ou porque afinal o animal não é tão fixe quanto pensavam, ou porque ter o animal implica ter algumas rotinas, ou porque o animal afinal não "monta Legos" logo o filho se farta dele, ou porque animal faz xixi-cócó em casa, ou porque o animal roeu os sapatos, sofá, ou porque o animal vomitou no carro, ou porque o animal é burro e não acende luzes, ou vai buscar o jornal, ... podia ficar aqui a tarde toda a enumerar as razões mais "tristes" que muitas pessoas utilizam para não querer um animal!  
POUPEM-ME! Um animal é um companheiro, é um amigo, e tal como os amigos têm personalidades distintas, defeitos e qualidades, os animais também têm. 
O animal é o reflexo do dono que tem! 
Antes de tudo tem que haver respeito pelo bicho. Se uma pessoa não tem tempo para passear um cão pequeno, muito menos terá para passear um cão grande. Se uma pessoa se chateia de levar um cão pequeno à rua para fazer as necessidades, com um cão grande será igual ou pior. Os problemas não estão no tamanho, nem na raça do animal, estão sim nas pessoas que se intitulam de donos.
Pessoas que abandonam ou dão os animais* não passam de pessoas egoístas, mesquinhas e caprichosas. 
Por isso façam-me um favor, se não possuem condições morais, emocionais e económicas para ter um animal, não ADOPTEM!

* Existem casos específicos em que as pessoas são "obrigadas" a dar os seus animais e que não se enquadram aqui.

Sem comentários: